ESTAÇÃO DE PURIFICAÇÃO DE ÁGUA (OSMOSE REVERSA)
TRATAMENTO DE ÁGUAS INDUSTRIAIS • CONDICIONAMENTO DE ÁGUAS MUNICIPAIS • POLIMENTO DE EFLUENTES • DESMINERALIZAÇÃO • DESALINIZAÇÃO
FABRICAÇÃO DE ESTAÇÕES DE OSMOSES REVERSAS COM FORNECIMENTOS ENTRE 0,5 M3 E 5 M3/H
O sistema de osmose reversa é um processo de separação por membrana de fluxo transversal, capaz de rejeitar macromoléculas e substâncias dissolvidas em solvente, geralmente água. As substâncias retidas na vazão de descarte, no processo de separação, podem ser orgânicas ou inorgânicas, com tamanhos na ordem do angstrom. Sua retenção depende do peso molecular, geometria, carga e outros fatores.
Há vários tipos de membranas de osmose reversa disponíveis no mercado e sua escolha em cada projeto dependerá tanto da qualidade da água a tratar quanto daquela desejada como produto (permeado). Podem ser de alta rejeição, baixa pressão, resistentes ao fouling e sanitizadas em temperaturas de até 85°C, entre outras.
Após a seleção do tipo membrana, é preciso calcular o número de elementos do sistema, que dependerá da vazão a tratar e do SDI. Esta última análise é o único parâmetro que pode garantir a robustez do processo de desmineralização, porque confere uma ideia do índice de tamponamento (quantidade de partículas em suspensão menores que 5 mícrones, ou matéria orgânica que possa estar depositada na membrana de osmose reversa). O SDI será alto se a concentração de sólidos for muito alta. Então, deve-se aumentar a área efetiva de filtragem incrementando o número de elementos da unidade.
Em função das diferentes fontes de água, geralmente é preciso condicionar a alimentação para maximizar a vida útil das membranas e evitar tamponamentos, incrustações ou degradação. Entre os problemas mais frequentes, encontra-se filtragem insuficiente, anti-incrustantes pouco efetivos ou mal selecionados, vazamento de agentes oxidantes, altos conteúdos de matéria orgânica, etc.
NOSSA VANTAGEM COMPETITIVA
- Skids totalmente construídos em aço inox.
- Menor descarte de rejeição de concentrado do mercado.
- Confiabilidade de processo.
- Serviço pós-venda especializado 24/7.
- Menor custo operacional.
- Maior vida útil dos elementos filtrantes.
- Tratamento prévio exclusivo para alto conteúdo de SDI.
- Manutenção preventiva que não prejudica o rendimento das membranas.
APLICAÇÕES ESPECIAIS EM OSMOSE REVERSA
- Rejeição de boro >95%.
- Eliminação de brometos como precursores de brometos em águas engarrafadas.
- Recuperação de concentrado de OI com alto conteúdo de TDS.
- Reutilização de água de efluentes.
- Dessalinização de água do mar.
- Recuperação de água de CIP.
NOVO - "MEMBRANAS SANITIZADAS EM ÁGUA QUENTE"
Em função das exigências do mercado de alguns setores, temos desenvolvido um sistema de osmose reversa específico para aplicações alimentares e de laboratórios farmacêuticos, onde a sanitização desempenha um papel fundamental.
Além da configuração padrão para este tipo de aplicações, como construção sanitária, CIP incorporado, enxágue com permeado, acessórios não invasivos, etc., adicionamos a possibilidade de empregar membranas de osmose reversa sanitizadas em água quente a 85ºC, que representa uma vantagem insuperável para tarefas de manutenção sem adição de biocidas. Este procedimento pode ser sustentado durante 60-90 minutos para cada sanitização, sem causar danos no elemento.
NOVO - "CARCAÇAS DE OSMOSE REVERSA COM CONEXÃO CLAMP"
Continuando com os requerimentos exigidos pelo mercado, oferecemos a possibilidade de configuração com tubos de alta pressão e conexões clamp, tanto na concentração como no permeado.
Assim, diante de contaminações microbiológicas, é bem menos complicado obter bons resultados após as limpezas correspondentes.